domingo, 11 de março de 2012

TRANSFORMANDO SUCATA EM MATERIAL PEDAGÓGICO

A realidade é a mesma em quase todas as escolas da rede pública, principalmente de educação infantil:    faltam materiais necessários para que os professores possam realizar um bom trabalho, sem falar na superlotação das salas. Eu tenho 25 alunos de 4 anos de idade. Imaginem o que é cuidar de tantas crianças e ainda ter a responsabilidade de ensinar. O cuidar está acima de tudo, o resto a gente faz o possível para realizar com êxito, mas milagres o professor ainda não consegue fazer.
Pensando em proporcionar uma aula mais prazerosa para essa criançada linda que Deus me confiou, faço o possível e o impossível para conseguir materiais para trabalhar. Junto sucatas em minha casa como vidros de shampoo, latinhas de extrato de tomate, vidro de toddy, tampinhas de garrafa pet, enfim, tudo que dá para eles brincarem com segurança eu utilizo. 
Nas fotos abaixo eles estão brincando com bloquinhos de madeira. Eu providenciei esses blocos com a ajuda do meu esposo, que os serrou na serra elétrica e depois eu os pintei, para trabalhar cores, sequência de cores, e do outro lado fiz um jogo de dominó, também usando cores. Eles adoram, e eu também, pois enquanto eles brincam com algo que gostam ficam mais tranquilos. Brincadeiras prazerosas facilitam  no processo ensino/aprendizagem.

3 comentários:

  1. Reciclar e educar tudo haver rsrsrs. Bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei idéia.
    Contribuindo com o planeta e ensinando os pequenos.
    Aguardo sua visita e tem um selinho meu pra vc lá.

    ResponderExcluir
  3. Olá professora Ivani!
    Que bom tê-la no grupo dos professores virtuais.
    Já sou seguidora.
    Venho convidá-la a conhecer os meus cantinhos e ofereço o selinho e os links pela admiração ao seu belo trabalho.

    Parabéns!

    Sou professora e acredito na Educação.
    Conte comigo!

    Um abraço, Rosangela.

    http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br

    http://rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir